O alimento é essencial para a manutenção da vida, como já dizia nossas avós: “saco vazio não para em pé”. Assim como qualquer máquina precisa de energia ou um bom combustível para funcionar, o corpo humano também necessita de nutrientes, vitaminas e minerais para garantir o bom funcionamento e desenvolvimento. O organismo que não recebe as quantidades ideais de nutrientes diários está sujeito a doenças, como desnutrição, anemias, problemas hormonais e outras consequências. Já uma alimentação exagerada, com grandes quantidades de carboidratos e gorduras, também pode ser prejudicial ao ser humano e causar doenças graves como obesidade, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes e tantos outros.

As escolas têm um papel fundamental de apresentar à criança o colorido e saboroso mundo dos alimentos. No colégio São Miguel, as crianças da Educação Infantil descobrem desde cedo a importância de ter uma alimentação saudável e rica que dê aos pequenos muita energia para brincar e se divertirem. O momento do lanche sempre é cheio de animação, recheado especialmente de muitas frutas.  O Projeto Cozinha Experimental, desenvolvido com as crianças, possibilita o contato com o alimento, com a pirâmide alimentar e o conhecimento dos diversos tipos de alimentos. A transformação de substâncias em receitas saudáveis e saborosas é sempre o momento mais esperado das aulas de cozinha experimental. É sempre muito animado ver os pequenos chefes preparando pratos e lanches saudáveis com a orientação dos professores.

A ingestão diária de legumes, frutas e verduras são a base de uma alimentação ideal. Os alunos descobrem que um prato saudável tem alimentos coloridos e diversos. Cultivar os bons hábitos nos pequenos desde cedo, é garantir que os futuros adultos terão atitudes e práticas saudáveis. Um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais energia, disposição para realizar atividades diárias e rotineiras, além de contribuir significativamente na melhora do processo de aprendizado. Veja mais foto em nossa Fanpage. 

 https://www.facebook.com/ColegioSaoMiguelArcanjoBH/photos/pcb.1432366300162123/1432364696828950/?type=3