Os primeiros anos de vida de uma criança são muito esperados pelos pais que já podem ver seus pequenos começarem a falar, a comer sozinho, a brincar com mais autonomia, enfim começam a descobrir o mundo. No entanto esse período também pode trazer uma grande preocupação, deixar ou não os filhos na escola?

Normalmente os pais possuem uma rotina pesada de trabalho, e não tem muito tempo para cuidar dos filhos como gostaria. É necessário recorrer à família, aos amigos, aos conhecidos na procura de uma melhor opção para os filhos, contratar uma babá ou deixar as crianças na escolinha por tempo integral.  Após a decisão de optar pela escolinha, os pais começam uma saga pela escola ideal, fazem visitas para saber quais os diferenciais que a instituição precisa ter. A maior preocupação dos pais nesse momento é com a adaptação da criança à escola, com segurança, uma educação de boa qualidade com uma estrutura que ofereça conforto aos pequenos e que aproxime ao máximo do ambiente familiar. Após deixar os filhos na escolinha, os pais precisam acompanhar de perto o que os educadores dizem sobre a convivência do pequeno com as outras crianças, se está reagindo bem ao ambiente, é importantíssimo para ter certeza que a escola foi a melhor opção.

 A escola deve oferecer ainda um ambiente adequado, com equipe pedagógica preparada e um projeto pedagógico diferenciado. Em tempos de apartamentos cada vez menores, o espaço é um diferencial. A criança pequena precisa correr, pular, brincar, subir em árvores, se sujar de terra, pisar no chão, enfim, a escola que oferecer esse "quintal" na nossa época para a criança, estará atendendo a uma grande necessidade infantil. Os valores são fundamentais para a construção desse ser que nasce para uma sociedade maior. E atenção senhores Pais, educação infantil é coisa séria.