Através dos estudos, os alunos do 3º ano, da professora Marcela, descobriram que uma das maneiras mais comuns de combater e controlar as pragas agrícolas é pelo uso de determinados produtos químicos. Esses produtos, chamados defensivos agrícolas ou agrotóxicos, são importantes, pois ao combater as pragas, garantem a boa produção das lavouras e o abastecimento da população. Mas, apesar de importantes, também podem ser perigosos, se usados de maneira errada ou em excesso. Utilizados assim, tornam-se tóxicos, fazendo mal às pessoas.

As crianças descobriram ainda que, existe um controle biológico de combate às pragas que destroem as plantações, sem contaminar o solo, a água ou as pessoas. Tudo isso foi visto através dos estudos com o livro, de vídeos e reportagens apresentados em sala. Valorizando o projeto, os alunos mostraram e apresentaram que estão engajados no combate à poluição química exagerada e à preservação da vida.
A produção agrícola precisa ser fonte saudável, rica em vitaminas e minerais para garantir uma alimentação benéfica para as pessoas.