Veja dicas para melhorar a concentração nos estudos.

maju

Você separa os livros, os marcadores coloridos e cadernos, se ajeita na cadeira ou na cama, mas minutos após de iniciar os estudos alguma coisa distrai a sua atenção. Talvez, a notificação daquele grupo de amigos no celular. Aí, 40 minutos depois, você se vê rindo de memes e o tempo que seria dedicado para aquela revisão importante da matéria, fica perdido. Quantas vezes não passamos por situações assim, não é mesmo?!

Mas, faltando quase 2 meses para o ENEM, é hora de focar no objetivo… no sonho que te motiva a acreditar na educação e seguir firme. Então, para tentar te auxiliar a mapear as suas distrações e evitá-las, continue lendo esse texto. 

O primeiro passo é, justamente, parar para analisar o que de fato tem tirado a sua atenção no momento do estudo. Pense um pouco. Será que são as notificações do celular? Se for, já passa a deixá-lo bem longe do local do estudo ou no modo silencioso. Mas se você o utilizar para acessar algum conteúdo ou aula, o melhor é eliminar as notificações. Afinal, sabemos que grande parte dessas notificações são apenas distrações.

Mas, talvez, o seu problema não seja uma reação a um elemento externo. Talvez esteja em você. Um exemplo? Passar um longo período estudando sem descansar. Procure fazer pequenas pausas. Sua mente precisa “dar um respiro” para conseguir trabalhar com qualidade. Após 40 minutos ou 1 hora no máximo, faça uma pausa de 5 a 10 minutos. Estudar com sono é outro exemplo. Busque dormir bem e descansar nos momentos de descanso. Ah, e não esqueça de se alimentar bem, sem pular refeições ou exagerar na quantidade. 

Verdade seja dita, o fator que mais vai te auxiliar a evitar as distrações é fazer um planejamento do seu tempo. Novamente, voltamos a frisar sobre a necessidade de criar um cronograma. Disponibilizamos aqui no site, dois modelos de cronograma (diário e semanal) para te ajudar nessa missão de gerir melhor o seu tempo. A partir do momento que você visualizar todas as suas atividades (incluindo aquelas que te dão prazer, tranquilidade e/ou felicidade), você saberá o quê priorizar em cada horário, conseguirá fazer uma coisa de cada vez (e, assim, fará com mais qualidade), sem falar que essa organização vai ajudar a controlar a sua ansiedade e melhorar a sua concentração.

Tenta seguir essas dicas e depois conta pra gente no direct das nossas redes sociais se funcionaram. Lembre-se: você não está sozinho, estamos com você e vamos, juntos, rumo à aprovação!